segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Brilha, Regininha!

Regina, rainha - Foto de Bruna Guanandi Tiveron


A vida não é feita de lamentos, é feita de momentos. Feliz é aquele que tem momentos marcantes a serem memorados. Fecho os olhos e o que vem à minha mente é uma só imagem: a morena dos cabelos encaracolados, o sorrisão franco, parecendo um colar de pérolas, o corpo sensual e a alegria contagiante. Toda mulher, mas por dentro uma menina, meninota, moleca.

Amiga que veio pela banda. A irmã que a vida escolheu pra mim. Não tem o sangue, mas tem a cumplicidade intrínseca que parece explicar o mistério da reencarnação. Amiga que tomou conta de mim num dos primeiros porres, que ficou do meu lado num dos maiores mal entendidos. Que ria da minha ingenuidade curiosa. Ela, que grávida botava um top e uma calça pijama e era a mais linda da festa, com o barrigão de fora. Quantas noites em claro conversando e dando risada, só nós duas, depois das crianças dormirem. Era uma taça de vinho e um cigarrinho na mão, que ninguém é de ferro.

E se não íamos fazer churrasco na piscina, o que fazíamos quase todo final de semana, muitas vezes no meio da semana também, íamos pra cozinha. Mais conversa, que nem sei de onde vinha tanto assunto, mas vinha e multiplicava. Sem pressa, tinha dias que o almoço saía lá pelas cinco da tarde. Putchero, caranguejo, carne de panela, sopas e caldos, e o sururu melhor do mundo. Viagem a Paraty, idas muitas para Carapebus. Reunião das cinco, sim éramos quatro, ela era o quinto elemento. Elemento fundamental. Mas a maior parte do tempo éramos eu e ela. Pra ela eu não tinha vergonha de falar nada. Com ninguém eu fui mais eu. Até na ficção não nos separávamos, melete que rima com Salete!

A vida é feita desses momentos. Mas tenho um lamento. Ah, minha amiga, minha irmã. Como eu lamento não ter ficado contigo nesses dias. Como eu lamento não poder estar agora abraçando os seus que são muito meus, e que também amo demais. A vida me trouxe pra longe nos últimos anos. Mas nunca nos afastou. Só não lamento ter te conhecido, passado todo o tempo que passamos juntas. Não lamento te amar tanto.


Vai, Regininha, sobe como anjo que sempre foi. Passeia no jardim das borboletas e de flores multicoloridas. Brilha qual estrela bailando no céu. Para nós, sempre ficará seu sorriso, seu amor, sua alegria de viver. Deus é muito esperto, sabe bem o que faz. E deve ter lindos planos pra você aí.

Um comentário: