quinta-feira, 15 de abril de 2010

O que é arte?

Todos nós já nos fizemos essa pergunta. Acho que aqui mesmo no Vida Arte eu já pensei sobre este questionamento. Uma pergunta complexa, que cada um responde de acordo com sua área de atuação e sua vivência. Partitura de vida.

Hoje não. Hoje não tive tempo pra pensar na arte. Nada de poesia, de teatro, de filmes. Nada da beleza plástica sobre telas. Hoje o dia era de reconhecer firma em cartório, pipas decorrentes do furto do meu carro. Seguradora, banco, etc. Pra completar a Claro deu tilte.

Percebi que a dispensa estava vazia e na geladeira, restos de pizza, potinhos. Nada muito artístico. Fui ao super mercado. Impressionante o preço das coisas. Isso porque a inflação ficou na minha infância. Ahã! Tá bom. Mas fiz lá a minha compra, o que achei digno. Um rapazinho veio me acompanhar até em casa e pra variar eu vou puxando papo. E do nada, sem eu mesmo agora me lembrar porquê, ele me solta a pérola:

"Arte, ?! Arte é filosofia e história misturado. Põem cultura na mesma panela e mistura tudo. É a arte".

Fiquei meio sem jeito com a fala dele. Minha garganta fechou e meus olhos marejaram. Aí ele veio me contar que estava em São Paulo desde 2005, mesmo ano que eu cheguei aqui. Enfrentava sete horas diárias de condução para entregar compras no centro da metrópole. era de Mombaça, cidadela do sertão cearense, onde não há teatro. Ele nunca foi ao teatro. Mas no seu segundo grau, uma boa professora incentivou a turma a montar uma peça. Pra minha surpresa O Auto da Compadecida, do mestre Suassuna. A mesma peça que estamos estudando neste semestre na EP.

Mesmo sem ter nunca assistido uma peça, esses alunos aceitaram o desafio da professora. Ensaiavam todos os dias, antes, durante e depois das aulas. Ele contou todo orgulhoso que cuidou de todos os detalhes e se apaixonou pelo teatro. Fizera figurino, cenário, trilha sonora. Em suas palavras "pensando em todos os detalhes pra sair tudo perfeito". E foi um sucesso tão grande em Mombaça que até hoje a foto do grupo está no mural da escola. Se pudesse viveria de teatro. Mas teve que vir para o sul, pra fazer a vida, na entrega do super mercado.

Eu não sei o que é arte, mas hoje, olhando aquele menino, senti uma coisa: acho que artista nasce artista. Só que uns tem mais chances e outros mais oportunidade ou determinação. Mas quem é digno de definir o que é arte. Teóricos, tentem. Eu prefiro senti-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário